quarta-feira, 10 de abril de 2019

CASAQUINHO TERESINHA - RN

Achei esse casaquinho muito muito bonito, porém ao começar a fazer vi que não era bem o tamanho que eu queria, estava ficando grande demais para um recém nascido, então fiz minhas adaptações porque realmente queria um RN e a medida de receita original cabe em uma criança de uns seis meses.

Usei agulha n. 3,5 e 65g do fio Super Bebê nas cores Melancia e Cinza Prata.

Também ao longo da receita (que eu deveria ter lido beeem antes de começar), percebi que o abotoamento do mesmo na receita original é feito nas costas e sinceramente não gosto de casaquinhos assim, penso que machucam o bebê, sei lá, então modifiquei isso também.



Transcrevi a receita original, que se encontra no final dessa postagem, já com as alterações que fiz.


Cada número corresponde à uma etapa (o que achei muito inteligente por parte da autora) e não ao número de carreiras e isso é ótimo para simplificar a receita, preste atenção!



PRIMEIRA FRENTE

1 – Monte 51 ptos com o fio Melancia e tricote 8 carreiras em tricô, avesso e direito.
2 – 22m, 29 tricô;
3 – 29t, vire a agulha e teça 29t;
4 – 51t, vire a agulha, 51t;
5 – 29t, 22m;
6 – 51t, vire a agulha, 51t;
7 – 22m, 29t;
8 – 29t, vire a agulha e teça 29t;
9 – 51t, vire a agulha, 51t;
10 – 29t, 22m;
11 – 51t, vire a agulha e teça 51t;
12 – Repita o processo da etapa 7 até a etapa 11 por mais duas vezes.
13 – 22m, 29t;
14 – 29t, vire a agulha e teça 29t;
15 – 51t;
16 -  aumente 6 ptos e teça 57t por 20 carr (vão se formar dez cordões de tricô pelo direito).



PRIMEIRA MANGA

17 – aumente 24ptos no início do trabalho para iniciar a primeira manga e teça 48t. Coloque o restante dos pontos que vão sobrar (33 ptos) em um alfinete de segurança, pois agora vamos trabalhar apenas essa manga.
18 – Vamos então tecer a primeira manga começando com 48 t. Na 4ª e 8ª carr, faça uma diminuição tecendo dois pontos juntos no começo e  no final da carreira de forma que ficaremos com 44 ptos na agulha.
19 – teça ao todo, 27 cordões de tricô contando pelo lado direito do trabalho (53 carr em tricô contando direito e avesso) e na próxima carreira pelo direito, mude a cor para cinza e teça - *2tj, 1t*, 2tj. Ficaremos com 29 ptos na agulha. 
20 – teça mais sete carreiras em tricô e arremate.



COSTAS

21 – adicione mais 24 ptos no começo do trabalho com a cor Melancia e pegue os 33 ptos que estão esperando no alfinete;
22 – teça os 57 ptos por 20 carr (vão se formar dez cordões de tricô pelo direito)
23 – arremate 6 ptos para fazer a frente do decote e começar o motivo do canelado, igual ao que já feito na metade do casaquinho;
24 – depois do oitavo canelado em meia, aumente 6 ptos no começo do trabalho para formar o segundo ombro igual à etapa 16.



SEGUNDA MANGA

25 – repita a etapa de 17 à 20
26 - teça o outro lado da frente, arremate 6 ptos para o decote e inicie o canelado como o início das costas, contando cinco vãos canelados em meia.
27 - troque a cor para cinza e teça quatro cordões de tricô, fazendo as casas para os botões e arremate.
Preste atenção às distâncias dos botões para que fiquem mais ou menos no mesmo espaçamento, lembrando que o primeiro botão será colocado na borda cinza que vamos levantar em torno do decote.
28 - Costure as mangas e feche os ombros.
29 - Com o fio cinza levante os pontos ao redor do decote e tricote oito carreiras em ponto tricô, não esquecendo de abrir uma casinha para o primeiro botão do decote.



FLOR

Coloque 40 ptos em Cinza na agulha e teça três carreiras em tricô. Mude a cor para Melancia e teça três carreiras em tricô.

7ª carr - nessa carreira faremos as pétalas da seguinte maneira - teça 5m, gire a agulha esquerda em 360 graus (se for canhota, gire a agulha direita), teça mais 5m, gire a agulha novamente e vá repetindo esse processo até finalizar a carreira. O trabalho vai ficar todo torcido mesmo.
8ª carr - *2tj*
9ª carr - *2mj*
10ª carr - *2tj*
11ª carr - passe todos os pontos por cima do primeiro e finalize com um ponto apenas.






  Receita original em português de Portugal - 

http://dasmaosdateresinha.blogspot.com/2017/06/casaco-modelo-teresinha2-tamanho-0-3.html

5 comentários:

  1. Maria Antonieta,
    gostei de ver o lindo casaquinho que fez pelo meu modelo.
    Faço quase todos os casacos de bebé a abotoar nas costas, com botões rasos. Nenhum dos meus 3 filhos nem dos 8 netos alguma vez se magoou nos botões... nas costas!
    Agradeço a referência ao meu blogue e espero que copie mais modelos. São fáceis de tricotar e ficam muito bem nos bebés.
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresinha!
      Muito bonito mesmo o casaquinho, Deus abençoe suas mãos Abotoamento nas costas sempre me incomodaram, talvez seja apenas sisma! Agradeço a oportunidade e a generosidade em permitir o compartilhamento dessa gracinha e espero que não se chateie por eu ter adaptado sua receita original para os padrões do Brasil Beijinhos e ótimos tricôs!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Maria Antonieta,
    gostei de ver o lindo casaquinho que fez pelo meu modelo.
    Faço quase todos os casacos de bebé a abotoar nas costas, com botões rasos. Nenhum dos meus 3 filhos nem dos 8 netos alguma vez se magoou nos botões... nas costas!
    Agradeço a referência ao meu blogue e espero que copie mais modelos. São fáceis de tricotar e ficam muito bem nos bebés.
    Beijinho

    ResponderExcluir