domingo, 27 de maio de 2018

GOLA EM PÉTALAS

Não é tão difícil quanto parece, só precisa ter uma noção de trabalhar com carreiras encurtadas, nada que não possa ser aprendido agora.
É uma gola rápida, pode ser feita até com restos de fio, o que daria um efeito colorido diferenciado. 
Desenvolvi esse modelo com o mesmo princípio do Ten Stitch (dez pontos), mas vou tentar explicar da melhor maneira possível. Na dúvida é só me chamar!



Usei o fio Fama da Pingouin (um novelo dá para duas golas) e agulhas n. 05, dez ptos na agulha.
1ª até a 29ª carr - tricô. O segredo para ter facilidade para dar sequência depois é sempre tirar o primeiro pto da agulha sem fazer e tecer o último em pto meia. Assim vc vai formar uma borda com uma espécie de alcinha que vai facilitar quando precisar pegar esse pto junto mais adiante na receita.
30ª carr - 9t, vira a agulha (vai sobrar 1pto na outra agulha)
31ª carr - 9t, 
32ª carr - 8t, vira a agulha (vão sobrar 2ptos na outra agulha)
33ª carr - 8t, 
34ª carr - 7t, vira a agulha
35ª carr - 7t,
36ª carr - 6t, vira a agulha
37ª carr - 6t,
38ª carr - 5t, vira a agulha
39ª carr - 5t, 
40ª carr - 4t, vira a agulha
41ª carr - 4t,
42ª carr - 3t, vira a agulha
43ª carr 3t,
44ª carr - 2t, vira a agulha
45ª carr - 2t,
46ª carr - 1t, vira a agulha
47ª carr - 1t

Vc vai repetir essa sequência da 30ª até a 47ª carr por mais duas vezes (três vezes no total). Vamos ter uma curva que ficará de frente para a lateral dos 15 cordões em tricô que formamos ao tecer da 1ª até a 29ª carr.

Trabalharemos então dez pontos, sempre passando o primeiro sem tecer e pegando o décimo junto com uma alça da lateral do trabalho. Na volta, passamos o primeiro pto sem fazer e tecemos o último em meia. Quando terminarmos quinze cordões em tricô novamente, vamos fazer toda a sequência à partir da 30ª carr.

Você pode optar por fazer um cachecol, nesse caso vá repetindo a sequência até o tamanho desejado ou fazer a gola que postei.

Para essa gola, fiz oito curvas, na última sequência de dez pontos fiz três casas para os botões e arrematei tudo de uma vez quando cheguei onde deveria fazer a próxima curva. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário