segunda-feira, 23 de abril de 2018

CASAQUINHO REDONDO - 8 a 10 MESES

Infelizmente não tenho a revista, a pessoa que me trouxe na época "mutilou" duas páginas (coisa feia gente!!! kkkk) no consultório de um dentista ou na cabeleireira, não me lembro e me deu de presente. 
Fiz exatamente igual e sinceramente não gostei do resultado, mas resolvi fazer de novo e deixar no Blog porque achei o modelinho diferente e bem interessante.


Para quem quiser a receita ao pé da letra, postei no final da receita, mas já deixo também apontado quais as falhas que encontrei ao confeccionar conforme a receita original da revista:

- Ficou larga demais em proporção à altura, enrola na altura do bumbum.

- Mangas muito baixas, fica sobrando muito nos ombros formando uma corcunda.
- A risca do desenho das costas não fica centralizado

Resolvi fazer minhas adaptações na receita original porque além de esquisitona, achei bem confusa a explicação, então fui fazendo meio no instinto e gostei mais do resultado.
Fiz o trabalho todo com agulha n. 04, porque é essa que gosto mais de trabalhar. Os fios usei restinhos de Super Bebê, Bebê Comfort, Cheri, etc (menos Bambino porque é muito fina para misturar)
O ideal é que vc tenha dois pares de agulhas n. 04 e alguns alfinetes para facilitar a separação dos pontos. Quem tiver mais prática pode optar por argolinhas mesmo.

Minha versão corrigida:


CENTRO DO CASAQUINHO (COSTAS)
É feito como se fossemos fazer uma boina ou uma toalhinha, comecei com a cor AMARELA, 7 ptos na agulha
1ª e 3ª carr - *1m, 1laç*, 1m
2ª carr e todas as pares - tricô
5ª carr - *1m, 1laç, 3m, 1laç*, 1m
7ª carr - *1m, 1laç, 5m, 1laç*, 1m
9ª carr - *1m, 1laç, 7m, 1laç*, 1m
11ª carr - *1m, 1laç, 9m, 1laç*, 1m
13ª carr - *1m, 1laç, 11m, 1laç*, 1m
15ª carr - *1m, 1laç, 13m, 1laç*, 1m
17ª carr - *1m, 1laç, 15m, 1laç*, 1m
19ª carr - *1m, 1laç, 17m, 1laç*, 1m
21ª carr - *1m, 1laç, 19m, 1laç*, 1m
23ª carr - *1m, 1laç, 21m, 1laç*, 1m
25ª carr - *1m, 1laç, 23m, 1laç*, 1m (157 ptos na agulha)

Mude a cor para LILÁS 
26ª até a 33ª carr - tricô

Mude a cor para MESCLA
34ª, 36ª tricô
35ª e 37ª carr - meia
Vamos fazer agora a divisão dos pontos. A atenção nessa divisão é fundamental para seu trabalho ficar com o círculo amarelo das costas bem alinhado.
Separe os 12 primeiros ptos em um alfinete, os próximos 22 ptos para a primeira manga, 37 ptos para as costas, 22 ptos para a outra manga e os 64 ptos restantes em outro alfinete para completarmos o círculo quando fecharmos.



MANGAS
Vamos trabalhar agora apenas as mangas, então é interessante fazer a separação com alfinetes para não ficarmos com peso desnecessário nas agulhas. Recoloque os 22 ptos de uma das mangas (lembrando que vc deverá estar no avesso do seu trabalho), mude o fio para SALMÃO, teça esses 22 ptos em tricô e monte mais 24 ptos na agulha na frente desses pontos.
Você estará agora com 44 ptos. 
Faça a sequência de cores que fizemos até agora intercalando para formar listras (visualmente vamos ter no direito uma listra colorida em tricô e outra com o fio MESCLA em ponto meia) até formar quatro listras coloridas e quatro listras lisas. 
Para não ficar uma manga muito aberta, depois da última listra em tricô (no meu trabalho ficou em AZUL CLARO), pelo avesso, faça uma carr da seguinte forma - *1t, 2tj, 1T* e depois uma carr em tricô (formaremos um tipo de punho estreito). Arremate.
Repita o processo com a outra manga.


CORPO

Terminadas as duas mangas, vamos trabalhar o círculo que formará o corpo do casaquinho.
Coloque na agulha os dez ptos, teça os 24 ptos da manga e levante mais 24 ptos na parte da manga que ficou solta ddo trabalho e que fica para dentro do casaquinho, coloque os 57 ptos das costas, levante mais 24 ptos na outra parte solta da manga e teça o ptos restantes. Teremos então novamente com 157 ptos na agulha.


Vamos trabalhar no mesmo processo de listras coloridas e lisas que fizemos nas mangas, com a diferença que distribuiremos 1pto de aumento a cada 15 pontos na primeira carreira das listras que ficam lisas no direito. Isso servirá para abrir o corpo do casaquinho e não deixá-lo com aspecto de saco. Após completarmos no total do corpo cinco listras coloridas em tricô (conte desde a primeira que sai do círculo das costas), arrematamos todos os pontos de maneira folgada.

Costuramos as mangas, fechamos o círculo na lateral e enfeitamos com fitas ou pompons.

Publicação original




Um comentário: