domingo, 6 de novembro de 2016

CASAQUINHO DOCE VIDA

Um casaquinho muito elegante e fácil de fazer.
Os pontos empregados já foram ensinados aqui no Blog, para a barra usei o ponto espiga e para o corpo e mangas do casaquinho o ponto fantasia.



Usei agulha 4,5 e fio Cheri

Montar 91 pontos na agulha
Tamanho 0-03 meses
Nas carreiras ímpares, os seis primeiros e os seis últimos pontos da carreira serão feitos em barra 1/1 para formarmos a borda de abotoar do casaquinho. Se for menino, você vai fazer casinhas para os botões do lado esquerdo do trabalho, se for menina, do lado direito (considerando-se a frente do casaquinho) à partir da 3ª carreira e com um intervalo de dez carreiras cada uma, no total de quatro botões.

BARRA (ponto espiga)
1ª carr - 6ptos em barra 1/1, 1t, *2t, devolve os dois pontos na agulha, passe o fio ao redor desses dois pontos e coloque-o para trás do trabalho, passe os dois pontos para agulha sem tecê-los, passe o fio para frente do trabalho novamente e teça o próximo ponto em tricô*, 6ptos em barra 1/1
2ª carr e todas as pares - 6ptos em barra 1/1 acompanhando o ponto, *2t, 1m*, 6ptos em barra 1/1 acompanhando o ponto.
Faça 7 carreiras seguindo esse esquema. Na 8ª carr, teça 6ptos em barra 1/1, todos os pontos em tricô e finalize a carreira com 6ptos em barra 1/1. Nessa carreira, aumente um ponto em tricô em qualquer lugar no meio do trabalho, pois para continuarmos o corpo vamos precisar de uma quantidade par de pontos.
Temos a barra do casaquinho pronta em ponto espiga.

CORPO (ponto fantasia)
Agora estamos com 92 pontos na agulha.
1ª carr - 6ptos em barra 1/1, 1t, *2mj, 1laç, 4m*, 1t, termina a carreira com os últimos 6ptos em barra 1/1
2ª carr - acompanha a barra nas extremidades do trabalho e o restante da carreira toda em tricô.
3ª carr - 6ptos em barra 1/1, 1t, *1laç, 1mate simples, 1m, 2t, 1m*, 1t, termina a carreira com os últimos 6ptos em barra 1/1
4ª carr - acompanha a barra nas extremidades do trabalho e o restante da carreira toda em tricô.
Volte para a primeira carreira dessa sequência. Esse é o ponto fantasia. Vamos subir 30 carreiras nesse esquema da 1ª até a 4ª carreira.
31ª carr - com o auxílio de dois alfinetes de segurança, vamos separar a peça em três partes - 26 ptos, 40ptos e 26 ptos.
Essa separação vai ser feita para moldarmos as duas frentes e as costas do casaquinho.
Vamos trabalhar então os 26 primeiros pontos, subindo mais 16 carreiras.
Após subir essas 16 carreiras, faremos uma diminuição para formarmos o decote da seguinte maneira:
Sempre pelo direito do trabalho, quando tecer os 6 ptos em barra 1/1, pegue outro ponto junto com o sexto ponto e continue a carreira normalmente com o desenho do ponto. Essa diminuição vai ser feita somente no direito do trabalho até restarem 19 pontos na agulha (serão os 06 da borda e mais 13 para os ombros. Isso será feito dos dois lados onde tivermos 26 pontos.
Na parte central subiremos mais 23 carreiras. 
Com as duas extremidades prontas, vamos deixar os 6 ptos da barra 1/1 separados em um alfinete e unir os 13 ptos de cada lado com 13 ptos da parte das costas para formarmos os ombros, o que vai deixar uma sobra de 14 ptos centrais para o decote. 
Feito isso, vamos trabalhar a barra 1/1 por mais oito carreiras de cada lado e arrematamos. Esta barra vai ter sua lateral costurada na borda do decote na parte das costas e vai encontrar a ponta na outra barra no meio das costas, pois vamos fazer a mesma coisa dos dois lados do casaquinho. Temos o corpo do casaquinho pronto.


MANGAS
34 pontos na agulha.
1ª carr - 6ptos em barra 1/1, 1t, *2t, devolve os dois pontos na agulha, passe o fio ao redor desses dois pontos e coloque-o para trás do trabalho, passe os dois pontos para agulha sem tecê-los, passe o fio para frente do trabalho novamente e teça o próximo ponto em tricô*, 6ptos em barra 1/1
2ª carr e todas as pares - 6ptos em barra 1/1 acompanhando o ponto, *2t, 1m*, 6ptos em barra 1/1 acompanhando o ponto.
Faça 5 carreiras seguindo esse esquema. Na 6ª carr, teça 6ptos em barra 1/1, todos os pontos em tricô e finalize a carreira com 6ptos em barra 1/1. Nessa carreira, distribua 4 ptos de aumento em tricô em qualquer lugar no meio do trabalho, pois para as  mangas vamos precisar de 38 pontos na agulha.
Temos a barra do manga pronta em ponto espiga, então vamos subir 34 carreiras no ponto fantasia igual ao corpo e arrematamos todos de uma vez.
Costure as mangas no corpo.



5 comentários: