quarta-feira, 8 de junho de 2016

CASAQUINHO SURPRESA

Conhecido como Baby Surprise Jacket (traduzi da receita original de Elizabeth Zimmermann), esse casaquinho é ótimo para se aproveitar sobras de lã (desde que o fio seja suficiente para pelo menos uma carreira completa)



0 a 03 meses
160 pontos agulha 04
Começamos já na prieira carreira a fazer diminuições:
1ª carr - 34t, 3tj, 86t, 3tj, 34t
2ª carr e todas as pares em tricô
3ª carr - 33t, 3tj, 84t, 3tj, 33t
5ª carr - 32t, 3tj, 82t, 3tj, 32t
7ª carr - 31t, 3tj, 80t, 3tj, 31t
9ª carr - 30t, 3tj, 78t, 3tj, 30t
10ª carr - em tricô - 140 pontos na agulha
11ª carr - vamos fazer um aumento de 18 pontos que serão distribuídos da seguinte maneira - *3t, 1laç* (por 9 vezes), 2t, 3tj, 76t (centro do trabalho), 3tj, 2t, *1laç, 3t* (repetir por 9 vezes)
12ª carr - toda em tricô, porém onde tiver 1laç, fazer o ponto torcido para não ficar buraco
À partir da carreira treze, vamos começar novamente as diminuições nas carreiras ímpares, começando com 37t, 3tj, 74t (centro do trabalho), 3tj, 37t até chegarmos em 90 pontos na agulha (22t, 3tj, 44t, 3tj, 22t).
Com esses 90 pontos na agulha vamos subir mais quatro carreiras (direito e avesso) em tricô sem fazer nenhuma diminuição.
Teremos então 24 cordões de tricô pelo direito, o que corresponde a termos tecido 48 carreiras até aqui.

Começaremos então uma etapa de aumentos, lembrando que sempre esses aumentos são feitos pelo direito do trabalho.
22t, 1laç, 1t, 1laç, 44t, 1laç, 1t, 1laç, 22t
23t, 1laç, 1t, 1laç, 46t, 1laç, 1t, 1laç, 23t
Seguiremos com esses aumentos até que tenhamos 114 pontos na agulha (27t, 1laç, 1t, 1laç, 54t, 1laç, 1t, 1laç, 27t) - teremos então 30 cordões de tricô pelo lado direito do trabalho.
No carreira seguinte (que será a 61ª carreira), faremos da seguinte maneira - 28t, 1laç, 1t, 1laç, 6t, *1laç, 5t (por 10 vezes), 1laç, 1t, 1laç, 28t
62ª carr - tecer os 128 pontos em tricô, tomando o cuidado de torcer os pontos em laçada para não formar buracos.
63ª carr - continuaremos com os 4 pontos de aumento a cada carreira pelo direito (29t, 1laç, 1t, 1laç, 68t, 1laç, 1t, 1laç, 29t) até termos 152 pontos na agulha.
Na próxima carreira, faremos o decote arrematando 6 pontos de cada lado do trabalho. Continuamos com os 4 pontos de aumento nas carreiras seguintes, sempre pelo direito do trabalho até atingirmos 172 pontos na agulha (45 cordões de tricô), quando faremos as casas na volta do avesso. As casas podem ser feitas a cada 10 pontos no total de 03 ou 4.
Continuamos com nossos 4 pontos de aumento por mais quatro carreiras e arrematamos todos os pontos.
Agora vemos a mágica acontecer - montamos o casaquinho, sendo que a parte onde começamos o trabalho, será a parte superior das costas e das mangas. É só colocar essa parte aberta em uma mesa e dobras as outras extremidades para ver formar-se o casaquinho. Costuramos a parte superior dos ombos e mangas, pregamos os botões e podemos por ou não uma golinha.
Gola - levantar pontos ao redor do decote, menos na parte onde será o abotoamento. Fazer 20 carreiras, sendo que a última para dar um efeito mais bonito, deverá ser feita com a agulha 05 e arrematada com a mesma agulha.









38 comentários:

  1. Que bênção. Vc não tem idéia de como procurei essa receita em português. Muito obrigada por dividir com a gente as suas experiências. Seus trabalhos são lindos. Fique muito feliz. Salvei seu link pra não perder essa receita kkkk.

    ResponderExcluir
  2. Que bênção. Vc não tem idéia de como procurei essa receita em português. Muito obrigada por dividir com a gente as suas experiências. Seus trabalhos são lindos. Fique muito feliz. Salvei seu link pra não perder essa receita kkkk.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Estou seguindo sua receita de casaqpquinho, mas não entendi como seguir, depois da 12ª carreira.
    13ª em tricô, mas não entendi como farei as diminuições. Aguardo resposta. Obrigada. Vera Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera, boa tarde!
      Vamos ver se entendi qual sua dúvida - a 12ª carreira você faz toda em tricô, pegando as laçadas torcidas para fechar os buraquinhos. Quando chegar na 13ª carreira, você vai seguir fazendo as diminuições de 3 pontos juntos, se tiver dificuldade, coloque um marcador na 11ª carreira onde fez essas diminuições, assim você não se perde. Quando tiver com 90 pontos na agulha, segue a receita conforme acima. Se ainda tiver dúvidas, quando chegar nesse ponto me chama inbox |(Facebook) que tento acompanhar com você. Bjs

      Excluir
  4. Amei.... obrigada, tenha um lindo dia....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindinho, né? Eu o chamo de casaquinho solidário porque qualquer resto de lã pode ser usado, costumo fazer para doações! Abçs

      Excluir
  5. Desejo fazer esse casaco para uma menina de 7 anos... vc tem a receita?

    ResponderExcluir
  6. Você não sabe como lhe sou grata. A tempos procurava a receita desse casaquinho e sem querer encontrei a sua. Vou salvar e vou fazer, quanto estiver pronto vou postar para você ver. Só faço para doações e está difícil fazer com agulha 3 por um problema que tenho nas mãos e além de tudo só tenho 82 anos, já dá para entender? Muito agradecida e tenha a recompensa do Pai Eterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Aglairosa! Temos um grupo no FAcebook, chama-se TRICÔ MANUAL COM RECEITAS e lá temos tricoteiras de todas as idades, se puder entrar, com certeza vai amar!
      Sugiro fazer então com agulha mais grossa, vai ficar maior e vestir crianças de outra faixa de idade. Beijos!

      Excluir
  7. boa tarde
    "tj" quer dizer 3 malhas juntas?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, muito obrigada por compartilhar esta receita. Mais preciso da sua ajuda. VC saberia me informar com quantos pontos eu começo, para o tamanho de seis meses? Agradeço se puder me ajudar.
    Bjsss e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite.
      Infelizmente não desenvolvi tamanhos diferentes, mas creio que se você usar uma agulha n. 5,5 com uma lã mais espessa, vai ter um tamanho bem maior que sirva em uma criança de seis meses.

      Excluir
  9. Minha amiga, estou tentando fazer o casaquinho, curiosa para ver o resultado... tenho 84 anos, sou um pouco devagar, mas de Deus quiser chego lá... é para doação! Grata por compartilhar ! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico super feliz! Vai conseguir sim porque seu coração é bom e sua cabeça é jovem. Beijos e fica com Deus!

      Excluir
  10. Adorei esta receita! Faço roupinhas, casaquinhos e touquinhas só para doação. Que bom que vc reparte conosco o que sabe.”Fica sempre um pouco de perfume, nas mãos que distribuem rosas”!..,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom Marlene, fico feliz em saber das suas doações, também faço isso com toda peça que publico a receita aqui no Blog.
      Penso que conhecimento é como uma fruta grande, se você apenas come o suficiente e guarda, ela apodrece com certeza! Bjs

      Excluir
  11. Muito lindo! Gostaria de fazê -lo pra 2 anos. Como consigo aumentá -lo? Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a explicação e consegui tricotar o casaquinho sem problemas. Ficou lindo! Obrigada pela excelente partilha.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  13. O Casaquinho e um mimo, esta de parabens, e esta muito bem explicado, assim que vi a receita tratei logo de comecar um mas fiquei encravada na parte do decote, segundo a receita diz que continuamos a aumentar os mesmos quatro pontos, mas agora temos menos seis dos lados como se faz a contagem??? fiquei baralhada. Sera que me pode dar uma ajuinha??? o meu email e _ anamariapita2014@gmail.com. Muito obrigada pela receita. Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ana Maria, boa tarde. Desculpe, só agora vi sua mensagem. Qual carreira vc não entendeu?

      Excluir
    2. Continua os aumentos no mesmo sitio onde vinha aumentando nas carreiras anteriores. Segue o marcador

      Excluir
  14. Bom dia, obrigada pela sua pronta tesposta, so nao entendi a carreira do decote, matamos seis de cada lado e depois continuamos com os aumentos na proxima carreira, nao compreendo a contagem depois pois eu ja nao tenho os 152 tenho menos seis, nao sei se me estou a fazer compreender....mais uma vez mto obrigado pela sus disponibilidade, ca fico a espere de uma resposts para acabar o casaquinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os aumentos seguem como nas carreiras antetiores. Se colocou um narcador para não se perder, então continue no nesmo sitio

      Excluir
  15. Yuh aditamento menssagem anterior

    Tenho na agulba depois do decote 140 pontos que sao o resultado dos 153_12.. como faco agora a divisao dos pontos para os aumentos?

    ResponderExcluir
  16. Consegui concluir, o casaquinho fica mto bonito depois de acabado, montei malhas nas duas mangas com a cor mais escura para ficarem um pouco mais longas por forma a fazer uma dobra. Mais uma vez obrigadi por postar a receita.

    ResponderExcluir
  17. oi, gostaria de saber como faço para um bebê de 9 meses? Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Olá. Como fazer para 2 anos por favor. Adorei o casaco .grata

    ResponderExcluir
  19. Você é um anjo..... desculpa às palavras tem muita gente precisando achar que também consegue fazer um beijo no teu coração OBRIGADA !!!!

    ResponderExcluir
  20. olá obrigada pela partilha acabei de o fazer ficou giro mas falta a gola , a minha pergunta quantos pontos vocês levantou pra o fazer? obrigada pela sua resposta

    ResponderExcluir
  21. Obrigada por compartilhar! Gratidão!

    ResponderExcluir