Um casaquinho muito elegante e fácil de fazer.
Os pontos empregados já foram ensinados aqui no Blog, para a barra usei o ponto espiga e para o corpo e mangas do casaquinho o ponto fantasia.
Usei agulha 4,5 e fio Cheri
Montar 91 pontos na agulha
Tamanho 0-03 meses
Nas carreiras ímpares, os seis primeiros e os seis últimos pontos da carreira serão feitos em barra 1/1 para formarmos a borda de abotoar do casaquinho. Se for menino, você vai fazer casinhas para os botões do lado esquerdo do trabalho, se for menina, do lado direito (considerando-se a frente do casaquinho) à partir da 3ª carreira e com um intervalo de dez carreiras cada uma, no total de quatro botões.
BARRA (ponto espiga)
1ª carr - 6ptos em barra 1/1, 1t, *2t, devolve os dois pontos na agulha, passe o fio ao redor desses dois pontos e coloque-o para trás do trabalho, passe os dois pontos para agulha sem tecê-los, passe o fio para frente do trabalho novamente e teça o próximo ponto em tricô*, 6ptos em barra 1/1
2ª carr e todas as pares - 6ptos em barra 1/1 acompanhando o ponto, *2t, 1m*, 6ptos em barra 1/1 acompanhando o ponto.
Faça 7 carreiras seguindo esse esquema. Na 8ª carr, teça 6ptos em barra 1/1, todos os pontos em tricô e finalize a carreira com 6ptos em barra 1/1. Nessa carreira, aumente um ponto em tricô em qualquer lugar no meio do trabalho, pois para continuarmos o corpo vamos precisar de uma quantidade par de pontos.
Temos a barra do casaquinho pronta em ponto espiga.
CORPO (ponto fantasia)
Agora estamos com 92 pontos na agulha.
1ª carr - 6ptos em barra 1/1, 1t, *2mj, 1laç, 4m*, 1t, termina a carreira com os últimos 6ptos em barra 1/1
2ª carr - acompanha a barra nas extremidades do trabalho e o restante da carreira toda em tricô.
3ª carr - 6ptos em barra 1/1, 1t, *1laç, 1mate simples, 1m, 2t, 1m*, 1t, termina a carreira com os últimos 6ptos em barra 1/1
4ª carr - acompanha a barra nas extremidades do trabalho e o restante da carreira toda em tricô.
Volte para a primeira carreira dessa sequência. Esse é o ponto fantasia. Vamos subir 30 carreiras nesse esquema da 1ª até a 4ª carreira.
31ª carr - com o auxílio de dois alfinetes de segurança, vamos separar a peça em três partes - 26 ptos, 40ptos e 26 ptos.
Essa separação vai ser feita para moldarmos as duas frentes e as costas do casaquinho.
Vamos trabalhar então os 26 primeiros pontos, subindo mais 16 carreiras.
Após subir essas 16 carreiras, faremos uma diminuição para formarmos o decote da seguinte maneira:
Sempre pelo direito do trabalho, quando tecer os 6 ptos em barra 1/1, pegue outro ponto junto com o sexto ponto e continue a carreira normalmente com o desenho do ponto. Essa diminuição vai ser feita somente no direito do trabalho até restarem 19 pontos na agulha (serão os 06 da borda e mais 13 para os ombros. Isso será feito dos dois lados onde tivermos 26 pontos.
Na parte central subiremos mais 23 carreiras.
Com as duas extremidades prontas, vamos deixar os 6 ptos da barra 1/1 separados em um alfinete e unir os 13 ptos de cada lado com 13 ptos da parte das costas para formarmos os ombros, o que vai deixar uma sobra de 14 ptos centrais para o decote.
Feito isso, vamos trabalhar a barra 1/1 por mais oito carreiras de cada lado e arrematamos. Esta barra vai ter sua lateral costurada na borda do decote na parte das costas e vai encontrar a ponta na outra barra no meio das costas, pois vamos fazer a mesma coisa dos dois lados do casaquinho. Temos o corpo do casaquinho pronto.
MANGAS
34 pontos na agulha.
1ª carr - 6ptos em barra 1/1, 1t, *2t, devolve os dois pontos na agulha, passe o fio ao redor desses dois pontos e coloque-o para trás do trabalho, passe os dois pontos para agulha sem tecê-los, passe o fio para frente do trabalho novamente e teça o próximo ponto em tricô*, 6ptos em barra 1/1
2ª carr e todas as pares - 6ptos em barra 1/1 acompanhando o ponto, *2t, 1m*, 6ptos em barra 1/1 acompanhando o ponto.
Faça 5 carreiras seguindo esse esquema. Na 6ª carr, teça 6ptos em barra 1/1, todos os pontos em tricô e finalize a carreira com 6ptos em barra 1/1. Nessa carreira, distribua 4 ptos de aumento em tricô em qualquer lugar no meio do trabalho, pois para as mangas vamos precisar de 38 pontos na agulha.
Temos a barra do manga pronta em ponto espiga, então vamos subir 34 carreiras no ponto fantasia igual ao corpo e arrematamos todos de uma vez.
Costure as mangas no corpo.
Um cantinho para quem gosta de tricô, onde poderemos trocar nossas experiências, tirar dúvidas, compartilhar amizade. Espero que apreciem as receitas e aguardo sugestões!
Parabéns Antonieta!!! Trabalho fantástico!!!! Deus ti abençoe poderosamente!!!!!
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluir
ResponderExcluirMuito lindo e delicado!
Muito lindo e delicado! Parabéns!
ResponderExcluirBom dia, parabéns e muito obrigada por dividir conosco esse seu blog, achei um tesouro.��
ResponderExcluir